Conheça o Grand Slam

Também conhecido como Majors o Grand Slam compõe os quatro grandes torneios anuais de tênis os quais possuem maior influência sobre os pontos do ranking mundial de tênis e também as maiores premiações. São eles: Roland Garros em Paris, Wimbledon em Londres, US Open em Nova York e Open da Austrália realizado em Melbourne.

Cada competição é disputada no período de duas semanas, o primeiro é o da Austrália em janeiro e o último é o dos EUA em agosto/setembro, cada um em uma quadra específica podendo ser sintética, Saibro, Grama ou Dura. Aquele que conseguir a imensa proeza de vencer nas quatro quadras durante o ano ganha o titulo do Grand Slam, segue uma lista daqueles que realizaram tal feito.

Vencedores do Grand Slam Simples

Don Budge (1938)
Rod Laver (1962 e 1969)

Duplas

Frank Sedgman & Ken McGregor (1951)
Margaret Smith & Ken Fletcher (1963)
Martina Navratilova & Pam Shriver (1984)

Duplas que passaram por trocas

Maria Esther Bueno (1960), com Christine Truman, depois Darlene Hard.
Owen Davidson (1967), com Lesley Turner, depois Billie Jean King.
Martina Hingis (1998), com Mirjana Lucic, depois Jana Novotná.

Existem também aqueles que conseguiram ganhar os quatro torneios em épocas diferentes, a eles é atribuído o titulo de Grand Slam na Carreira e o tenista que além de vencer nas quatro quadras ganhar o torneio olímpico recebe o titulo de Golden Grand Slam. Um fato curioso é que por um longo tempo o tênis não foi considerado um esporte olímpico, retornando apenas em 1988 deixando ainda mais difícil para os melhores tenistas conseguirem este titulo.

Infelizmente não temos um brasileiro que conseguiu vencer o Grand Slam, mas Maria Bueno e 1960 chegou bastante perto deste feito no torneio de duplas vencendo em três quadras e anteriormente em 1958 triunfou em Wimbledon ficando com o Grand Slam de Carreira, bem que podia ter sido em 1960 também não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *