Rio Open 2019 terá chave mais fraca dos últimos anos

Faltando menos de 15 dias para o início do Rio Open, maior evento de tênis da América Latina e único da série ATP 500 disputado no continente. Mas mesmo tendo este status e uma série de atrativos par alguns dos principais tenistas da atualidade, neste ano o Rio Open 2019 terá a sua chave mais fraca dos últimos anos, levando em consideração os top 10 do ranking da ATP que participarão do evento.

Nos últimos anos o torneio teve a participação de pelo menos dois jogadores no Top 10 do ranking da ATP, incluindo até mesmo em 2016 quando teve três tenistas do topo do ranking participando do torneio que acontece nas quadras de saibro do Jockey Club carioca. Naquele ano, o ATP 500 carioca teve entre os participantes Rafael Nadal, David Ferrer e Jo-Wilfried Tsonga.

Porém, o Rio Open 2019 terá a participação apenas de Dominic Thiem, atual número 8 do ranking da ATP, e ele será o único representante entre os primeiros colocados do ranking. Nomes como Rafael Nadal, que era presença assídua anos atrás, sequer cogitaram participar do Aberto do Rio de Janeiro neste ano.

Os motivos para isso são muitos, ainda que os organizadores insistam em dizer que a satisfação dos participantes é sempre alta.

Além da falta de segurança na Cidade Maravilhosa um dos grandes motivos para isso ocorrer pode ser o piso do torneio: o saibro. O Rio Open acontece exatamente no meio entre o primeiro Grand Slam da temporada, o Australian Open e os dois primeiros torneios da série ATP Masters 1000, Indian Wells e Miami.

O que há de comum entre os 3? Todos são disputados em quadras duras e rápidas, bastante diferente do piso do torneio carioca.

O fato é que o Rio Open 2019 já começa como um torneio desvalorizado, já que os seus participantes serão quase todos iguais do torneio de Buenos Aires que acontece uma semana antes.

A grande diferença entre ambos é que enquanto o Rio Open é um torneio da série ATP 500 em Buenos Aires temos um torneio ATP 250, com muito menos prestígio e dinheiro em prêmios para os participantes.

O Rio Open acontece entre os dias 16 e 24 de fevereiro no Jockey Club do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *