Tenistas brasileiros aprovam mudanças na Copa Davis

A Copa Davis de 2018 vencida pela Croácia na última semana foi a última edição do torneio da forma que conhecemos atualmente, com rodadas sendo disputadas durante todo o ano e a final disputada na cada de uma das equipes ao final do ano.

Para 2019 a principal mudança é a disputa de uma fase eliminatória na casa de uma das seleções no início do ano e uma fase final disputada em sede única durante o mês de novembro. Esta sede será transitória e em 2019 já está programada para ser disputada em Madrid.

Com esta mudança de regulamento no torneio quem acabou sendo beneficiado foi o Brasil, que por mais um ano estaria afastado do Grupo Mundial e teria que novamente disputar o Zonal da América do Sul, mas com este novo regulamento irá enfrentar a Bélgica em casa e pode conseguir conquistar uma vaga na fase final do torneio que será realizada na Espanha no final do ano.

A mudança no regulamento foi aprovada por diversas federações de muitas partes do mundo, mas acabou recebendo críticas tanto de jogadores quanto de torcedores dos mais variados países.

Porém, as críticas acabaram não sendo repercutidas pelos principais tenistas brasileiros, que em entrevista ao site Gazeta Esportiva acabaram elogiando esta nova forma de disputa. Melhor ranqueado atualmente, Thiago Monteiro foi um dos que elogiou o novo regulamento:

– Acredito que a Copa Davis precisava de algo novo, uma mudança, até porque esse novo formato ajudou o calendário. Porém, não tem como negar que afeta o ‘espírito’ da competição, com a torcida local ajudando os tenistas, isso não vai ter mais, já que terá uma única sede

Outro que fez elogios foi Thomaz Bellucci, que luta para reencontrar o melhor tênis de sua carreira:

– Achei positiva, uma parte do público está com um pé atras quanto a isso, mas acredito que foi uma mudança necessária. Muitos jogadores de alto nível não estavam mais indo para o torneio, então isso será um incentivo, os principais estarão lá, apoio a ideia.

O confronto entre Brasil e Bélgica irá acontecer entre os dias 1 e 2 de fevereiro de 2019, na cidade de Uberlândia e tendo o saibro como piso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *